segunda-feira, 23 de junho de 2008

wireless

*Sistema de Comunicação de Dados Via Rádio
*Instalação e configuração de sistema wireless
*Comunicação em alta velocidade
*Instalação indoor e outdoor
*Equipe especializada
Sem custo mensal
“A comercialização de Sistemas de Rádio não é simplesmente uma operação de compra e venda de equipamento de Rádio”.
O Rádio, ou melhor, o equipamento Rádio, é apenas o componente mais “ilustre” deste tipo de Sistema de Comunicação que, na realidade, é composto por uma série de outros produtos, serviços e variáveis que merecem destaque, como veremos adiante”.
Fato relevante que se observa, neste tipo de comercialização, é exatamente a confusão que muitos dos potenciais clientes fazem ao entenderem o preço do Rádio em si como sendo o preço do Sistema de Rádio, ou, quando muito, pensarem que o valor de um Sistema completo represente apenas algum custo adicional ao preço do Rádio. Infelizmente, em alguns casos o cliente é induzido a pensar desta forma posto que algumas publicações, “puramente comerciais”, destacam o produto, e principalmente seu preço, caracterizando-o como artigo de prateleira e dando pouco ou nenhum enfoque ao Sistema.
De qualquer forma, importante é estar-se atento a tudo aquilo que compõe um Sistema de Rádio e que, apesar de aparentar complexidade aos olhos do cliente, não deve ser enxergado como empecilho ou dificuldade, tratando-se, apenas, de variáveis relevantes que devem ser levadas em consideração, pois que representam fator decisivo na tomada de qualquer decisão.
O presente documento tem por objetivo orientar o potencial cliente neste sentido e, para permitir uma visão mais ampla, o seu desenvolvimento procurou basear-se em Sistemas de Comunicação à Distância, ou seja, entre pontos geográficos distintos, formando uma WAN, onde se verificam todas as variáveis possíveis.
Posto isto, passamos, então, à apresentação das aludidas variáveis na implantação de um Sistema de Rádio. São elas:
ESTUDO DE VIABILIDADE: O estudo de viabilidade compreende, primeiramente, a execução de levantamento no local para se determinar a existência, ou não, de visada direta entre os pontos a serem interligados, o que significa dizer que as futuras antenas do Sistema de Rádio deverão se enxergar não podendo existir qualquer tipo de obstáculo entre elas, como morros, vegetação e construções. Este levantamento pode ser bastante simples, para os casos em que for possível apenas uma observação a olho nu, ou com auxílio de binóculo, o que pode ser executado pelo próprio cliente, ou mais complexo, nos casos em que não for possível determinar, de forma simples, a existência da visada direta. Para estes levantamentos mais complexos, o estudo de visada normalmente é feito em cima de carta topográfica. Desta forma o verificamos coordenadas (latitudes e longitudes dos pontos a serem interligados), o que é possível com o emprego de GPS. Com isso a Digitalcubonet faz o estudo de viabilidade técnica que se compõe de desenho de perfis, cálculos de performance e de taxa de disponibilidade do link. Outra forma, mais eficaz, é a realização de site-survey onde uma equipe especializada, munida de equipamentos e instrumentos (GPS, equipamentos para testes de propagação) é enviada ao local para levantar as informações para o estudo de visada e cálculo de viabilidade do Sistema. De qualquer forma, o objetivo final é saber da existência, ou não, da visada direta entre os pontos a interligar e procurar determinar, se por acaso não existir a visada, alternativas que possibilitem a solução para execução do enlace, tais como implantação de repetidoras ou de links ópticos.
PROJETO: O projeto do Sistema é composto por um memorial descritivo, a relação dos equipamentos, materiais e os dados do estudo de viabilidade. Ele necessariamente é parte integrante da comercialização do Sistema, ou pode ser um produto à parte, não vinculado ao fornecimento do Sistema, quando o cliente desejar apenas o estudo de viabilidade.
EQUIPAMENTO DE RÁDIO: Equipamento de rádio propriamente dito e que, na maioria das aplicações, utiliza-se duas unidades objetivando a formação de um enlace (link).
SISTEMA IRRADIANTE: Sistema composto de antenas e cabos, e que apresenta valores diversos em função do tipo de antena a ser empregado (Yagi, omni, parabólica), bem como da quantidade de cabo, com respectiva bitola, a ser utilizada. Sua definição acertada é fundamental para o correto desempenho do Sistema. Conforme o caso, o sistema irradiante pode apresentar valores bastante significativos do projeto como um todo.
SISTEMAS DE PROTEÇÃO: Sistemas compostos de protetores contra descargas atmosféricas, a serem utilizados tanto para a alimentação como para o cabo RF.
NO-BREAKS: Um sistema de energia estabilizada e ininterrupta deverá alimentar o Sistema de Rádio, evitando interrupções de funcionamento e, pior, eventuais queimas por sobre-tensões. Dimensiona e orienta o cliente sobre as especificações corretas destes equipamentos (no-breaks/estabilizadores), sempre no sentido de garantir a integridade, confiabilidade e disponibilidade do Sistema.
TORRES E CUBÍCULOS: Itens de difícil previsibilidade de custos, só definidos após estudo de viabilidade, a necessidade de torres, principalmente, pode chegar a condenar um projeto, devido aos altos custos dados em função de alturas e modelos, que podem ser estaiadas ou auto-portantes, envolvendo, também, especificações de solo para execução de fundações. Já os cubículos são pequenas construções em alvenaria executadas próximas às torres, para abrigar o(s) Equipamento(s) de Rádio, módulos de proteção e no-breaks. Tanto as torres como os cubículos são considerados, em um projeto, quando não se tem a possibilidade de aproveitamento de outras estruturas que atendam as necessidades, como caixas d’água e edificações. São itens cotados à parte ou providenciados pelo cliente mediante orientação.
REPETIDORAS: Um estudo de viabilidade pode determinar a necessidade de implantação de estação repetidora, quando for necessário contornar algum obstáculo que inviabilize o enlace direto, ou quando a extensão do link assim o exigir. Sua implantação pode demandar uma série de providências, tais como a locação de terreno, ou de espaço em alguma torre ou edificação existente, implantação de torre específica, com cubículo e, até, energia solar se não houver energia no local. Evidentemente, a implantação de repetidoras merece atenção especial, principalmente pelo fato de que a obtenção de espaços (terrenos, edificações e torres de terceiros) costuma ser bastante difícil e pode significar custos adicionais de aquisição ou locação de imóveis, onerando sobremaneira o projeto. A Dgitalcubonet faz a implantação de estações repetidoras e, além disto, pode apresentar, em seu estudo de viabilidade, opções de localização geográfica que, eventualmente, facilitem a obtenção de espaços por parte do cliente.
LINKS DE EXTENSÃO: Em muitos casos não é possível estabelecer-se uma visada direta entre os pontos a serem interligados via rádio, ora porque os prédios encontram-se em local baixo do terreno, ora porque estão cercados por vegetação espessa, enfim, dificuldades que, eventualmente, dentro do estudo de viabilidade, podem ser contornadas através da implantação de pequenos links de extensão. Estes links, normalmente executados em fibra óptica, nada mais são do que uma extensão da rede do cliente, que permite interligar o Sistema Rádio, que fica instalado em um ponto próximo e mais elevado do terreno (pequenos morros, caixas d’água, outros prédios mais altos), e a rede propriamente dita. A implantação destes links pode ser feita inteiramente pela Inova Informática ou em parceria com o cliente, que normalmente costuma assumir a parte de infra-estrutura, como execução de posteamento ou abertura de valetas, caixas de passagem e lançamento de dutos.
CONCLUSÃO: Como se constata, fica extremamente difícil precisar o valor de um Sistema Rádio. São muitas as variáveis a considerar. Não se deve, entretanto, enxergá-las como empecilhos, como já dissemos, mas como importantes quesitos que devem ser levados em consideração caso se queira realmente uma solução profissional e que garanta a satisfação plena do cliente. Entendemos tratar-se de uma excelente opção de mercado e, por isto, esta pequena explanação sobre sua comercialização para a conscientização daqueles que se interessam por ela.

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